The School
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Venha melhorar seu desempenho escolar aqui!
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar
Painel do Usuario
Convidado Mensagens: 0
Alterar Informações Preferências Assinatura Avatar Ver Amigos & ignorados Tópicos supervisionados Rascunhos Tópicos favoritos Ficha de personagem Tópicos & Mensagens Mensagens Privadas Meus tópicos Tópicos que participa Minhas mensagens Últimos tópicos

Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Últimos assuntos
» Olimpiadas
Olimpiadas Icon_minitimeTer Jul 31, 2012 5:06 pm por Rafael Felix

» A Música
Olimpiadas Icon_minitimeTer Jul 31, 2012 4:33 pm por Wesley Figueredo

» O teatro
Olimpiadas Icon_minitimeSex Jun 15, 2012 7:01 pm por Wesley Figueredo

» Vôleibol
Olimpiadas Icon_minitimeQui Jun 14, 2012 7:19 pm por Rafael Felix

» Os continentes-Oceania
Olimpiadas Icon_minitimeQui Jun 14, 2012 7:14 pm por Rafael Felix

» Terceira Lei de Newton (Ação e Reação)
Olimpiadas Icon_minitimeQui Jun 14, 2012 2:51 pm por Wesley Figueredo

» Como um foguete é lançado?
Olimpiadas Icon_minitimeQui Jun 14, 2012 2:42 pm por Wesley Figueredo

» (Verbos Irregulares) Verbo '' TRAZER''
Olimpiadas Icon_minitimeQui Jun 14, 2012 2:29 pm por Wesley Figueredo

» Origem da Palavra Informática
Olimpiadas Icon_minitimeQui Jun 14, 2012 1:59 pm por Vitor Firmiano

Relógio
Vistantes?

 

 Olimpiadas

Ir para baixo 
AutorMensagem
Rafael Felix




Mensagens : 6
Data de inscrição : 31/05/2012

Olimpiadas Empty
MensagemAssunto: Olimpiadas   Olimpiadas Icon_minitimeTer Jul 31, 2012 5:06 pm

História das Olimpíadas

Os Jogos Olímpicos foram criados pelos gregos por volta de 2500 a.C. como uma homenagem a Zeus, o maior dos deuses segundo a mitologia grega. Gregos de várias cidades se uniam no santuário de Olímpia (por isso que surgiu o termo “Olimpíadas”) para disputar as competições esportivas; o evento era tão importante, que eram selados acordos de cessar-fogo e tréguas entre cidades inimigas antes da realização dos jogos.

Podiam participar das competições apenas os cidadãos livres, disputando provas de atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo. Os vencedores eram cingidos por uma coroa trançada por folhas de louro, único prêmio e símbolo da maior vitória; o primeiro vencedor foi o atleta Coroebus. Os Jogos Olímpicos uniu os gregos até o ano 394 d.C., quando o imperador Teodósio II, convertido ao cristianismo, proibiu todas as festas pagãs, inclusive os Jogos Olímpicos.

Após mais de 1500 anos adormecidos, os jogos foram ressuscitados através da iniciativa do francês Pierre de Fredy (1863-1937), o barão de Coubertin. Baseado na afirmação de que os jogos são uma fonte de inspiração para o aperfeiçoamento do ser humano, o mesmo propôs em 23 de junho de 1894, a criação de uma competição internacional entre atletas amadores. Na primeira edição dos Jogos Olímpicos na Idade Moderna participaram 285 atletas de 13 países, em provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis.

Os Jogos Olímpicos já serviram de palco para várias manifestações políticas ao longo da história, como o fato de Afolf Hitler não ter ficado para a premiação do atleta norte-americano negro Jesse Owens ou o boicote dos EUA aos Jogos de Moscou (1980) em pleno contexto da Guerra Fria, por exemplo.

Os Jogos de Hoje
Desde o seu renascimento, com interrupções apenas durante as duas guerras mundiais, os jogos olímpicos tem-se realizado de 4 em 4 anos, cada vez com maior êxito. Em 1896, em Atenas, 13 países estiveram representados põe um total de 285 atletas. Em 1972, em Munique, o número de países chegava a 121, enquanto o de atletas ia a 8.500.

Se, por um lado, esse crescimento representa a vitória do ideal olímpico moderno, por outro gera, no mundo dos esportes, uma série de problemas que os estudiosos atribuem ao próprio gigantismo dos jogos. Em primeiro lugar, torna-se cada vez mais difícil organizá-los, pelo altíssimo investimento financeiro que representam ( os alemães ocidentais gastaram cerca de 630 milhões de dólares com os de Munique ). Depois, pela importância que a vitória noa campos do esporte passou a ter em termos de prestígio político. Finalmente, por outros problemas mais gerais, como o doping e o falso amadorismo.

Mas alguns dos princípios olímpicos, lançados por Coubertin, ou por aqueles que o sucederam, têm sido mantidos. Oficialmente, os jogos continuam restritos a atletas amadores. O direito de organizá-los é concedido a uma cidade, nunca um país. Não se contam pontos por países. Ao atleta campeão é concedido uma medalha de ouro; ao segundo lugar, uma medalha de prata; ao terceiro, uma medalha de bronze. Os que tiraram de quarto a sexto lugar ganham diplomas especiais. Em apenas 4 modalidades de esportes se reconhece recordes olímpicos: atletismo, natação, tiro e halterofilismo. Os jogos nunca podem durar mais de 16 dias, do desfile de abertura à festa de encerramento. Não se permite publicidade de espécie alguma, nos cartazes, boletins informativos e programas oficiais, ou em material usados pelos atletas.

A bandeira olímpica - cinco anéis entrelaçados, nas cores azul, vermelho, verde, amarelo e preto, sobre o fundo branco- foi concebida por Coubertin e representa os cinco continentes nas cores com as quais se podiam cobrir, em 1920 - quando foi asteada pela primeira vez -, as bandeiras de todas as nações olímpicas. Sob o patrocínio do comitê internacional, celebram-se jogos regionais: pan-americanos, asiáticos, do mediterrâneo, bolivarianos, centro-americanos, ibero-americanos. Contra o C.O.I., que punira a Indonésia por haver impedido a participação de Israel nos IV Jogos Asiáticos, celebraram-se em Djacarta, por iniciativa pessoal do presidente Sukarno, os I Jogos das Novas Forças Emergentes, destinados a substituir, eventualmente, os jogos olímpicos. Mas os segundos jogos, marcados para Pequim, jamais se realizaram.










V- Atenas, 1896. A primeira olimpíada

A Grécia, terra das primeiras Olimpíadas, que ocorriam na cidade de Olímpia desde o século 8° a.C., recebeu também os primeiros Jogos da Era moderna, em 1896. Depois de 1.500 anos sem a realização dos eventos de Olímpia, o renascimento dos Jogos começou a se tornar realidade em junho de 1894, na Universidade de Sorbonne, na França.

O sonho de Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, de reviver a Olimpíada agradou aos representantes de um congresso de educação e pedagogia, realizado no dia 23 de junho de 1894. Alguns gregos que estiveram presentes disseram ao Barão que seu país estaria disposto a ser a sede da primeira Olimpíada moderna.

Para unificar as diferentes disciplinas esportivas e promover a realização dos Jogos Olímpicos entre atletas amadores a cada quatro anos, ampliando para o mundo o que já havia ocorrido na Grécia Antiga, Coubertin criou o Comitê Olímpico Internacional.
Com o projeto do primeiro evento pronto, o passo seguinte foi a viabilização dos Jogos. Sem apoio político do primeiro-ministro grego Charilos Tricoupis, a Grécia sofreu para organizar as competições. Tanto que outras cidades se ofereceram para executar a empreitada de Coubertin. Entre elas, Budapeste, na Hungria, Estocolmo, na Suécia, e Paris, na França.

Com financiamento de milionário, Atenas realiza os Jogos

Em 1895, no entanto, Tricoupis foi demitido do cargo. Com parte do problema resolvido, a segunda tarefa dos organizadores dos Jogos foi buscar apoio financeiro. Com a Grécia falida, a única saída encontrada foi aceitar a ajuda de um milionário membro da comunidade grega de Alexandria, no Egito. O arquiteto Giorgios Averoff bancou a reformulação do centro de Atenas e a construção de alguns locais para a disputa dos Jogos Olímpicos.

Finalmente, no dia 6 de abril de 1896, cerca de 60 mil espectadores assistem à inauguração dos Jogos, com a presença do rei da Grécia, George 1º. O estádio, construído em mármore branco no pé da Acrópole, foi levantado em um ano e meio.
Participaram 14 países e 241 atletas na primeira edição da Olimpíada. A abertura dos Jogos foi feita no domingo de Páscoa, no Panatinaico.

Os Estados Unidos, que não enviaram uma representação oficial, foram os maiores vencedores dos Jogos. Com a maioria dos integrantes da equipe da Associação Atlética de Boston, os norte-americanos ganharam 11 provas. Só no atletismo, foram nove vitórias em 12 competições. James Connolly venceu a prova de salto triplo e consagrou-se como o primeiro campeão olímpico.











VI- Paris, 1900

Após a realização da primeira Olimpíada, em Atenas-1896, o Barão de Coubertin pôs em prática a ideia de realizar os Jogos a cada quatro anos. Como presidente do Comitê Olímpico Internacional, o francês escolheu Paris para sediar a competição. O rei George 1º, da Grécia, tentou, no início, que Atenas se tornasse a sede do evento novamente em 1900, mas depois desistiu do intento.

Diferentemente dos primeiros Jogos, quando a população de Atenas participou com entusiasmo de todos os eventos, a Olimpíada de 1900 passou despercebida para os parisienses, principalmente por causa da falta de informação e organização. Além disso, os Jogos concorreram como coadjuvantes diante de outro evento: Paris se preparava para organizar uma grande Feira Mundial (atual Expo), tendo a Torre Eiffel como porta de entrada da exposição industrial e tecnológica.

O acúmulo de eventos fez com que os Jogos Olímpicos acabassem sendo disputados em longos cinco meses. Para piorar e aumentar o desinteresse do público, o programa era muito confuso. O tiro, por exemplo, teve provas realizadas simultaneamente na Ilha de Seguin (a oeste de Paris), no polígono de Tiro de Vincennes e no campo de Tiro de Satory, perto de Versailles.

As péssimas condições das instalações não permitiram grandes façanhas esportivas. No atletismo, as provas foram realizadas no Racing Club da França, onde as pistas eram verdadeiros pântanos e os martelos enroscavam nos galhos das árvores. O campeão do lançamento do disco (o húngaro Rudolf Bauer) fez três fortes lançamentos que caíram no meio do público. Os esportes de quadra foram relegados a salões insalubres. A natação foi disputada no rio Sena, sem que, em certas ocasiões, tenha-se pensado em interromper o trânsito fluvial.

Jogos apagados demais

Outro fato lamentável na organização foi a cerimônia de abertura, que acabou nem acontecendo. O presidente da França, Emile Loubet, fez apenas um breve discurso antes das provas da ginástica.

Nem mesmo a entrega das medalhas aos vencedores foi motivo de festa. Grande parte deles não recebeu suas medalhas, mas, sim, pequenos presentes, como pratos, guarda-chuvas ou carteiras. Alguns tiveram que esperar até 1912 para ganhar as respectivas premiações.

A presença de mulheres nos Jogos (em Atenas-1896 só participaram homens) causou uma grande polêmica no meio intelectual. O célebre escritor Emile Zola defendeu a participação do então "sexo frágil", porém alguns literatos conservadores desaprovaram a inclusão das mulheres.

No contexto esportivo, a França, como era esperado, saiu-se como grande vitoriosa nos Jogos de Paris-1900. Como cerca de metade dos 997 competidores eram franceses, o país-sede terminou em primeiro lugar no cômputo geral de medalhas. No total, o país anfitrião conquistou mais que o dobro de pódios dos Estados Unidos: 101 contra 48.

Uma inovação nos Jogos de Paris-1900 foi a estreia oficial dos esportes coletivos. O futebol, o polo aquático e o rúgbi entraram pela primeira vez na Olimpíada e acabaram permanecendo no programa.

VII- Saint Luis, 1904

A Olimpíada de Saint Louis, nos Estados Unidos, entrou para a história como a pior de todos os tempos. A péssima organização do evento e o baixo desempenho dos atletas fizeram dos Jogos um espetáculo deprimente, beirando o ridículo.
Desde a escolha da cidade sede até o encerramento, os Estados Unidos decepcionaram. Contrariando o Barão de Coubertin, presidente do Comitê Olímpico Internacional, o presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, impôs a cidade de Saint Louis, ignorando Chicago, que apresentava melhores condições para abrigar os Jogos.

Roosevelt escolheu a pequena cidade do Estado do Missouri por causa da Feira Mundial de 1904. Como nos Jogos de Paris, quatro anos antes, os Jogos Olímpicos ficaram em segundo plano.

Apenas 12 países mandaram representantes para os EUA. A interferência política fez com que Coubertin ficasse decepcionado com os organizadores dos Jogos. Apesar de todos os pedidos do presidente Roosevelt, o francês se recusou a comparecer à cerimônia de abertura daquela Olimpíada. A França também não participou do evento, que ficou ainda mais esvaziado, já que a maioria dos comitês nacionais europeus decidiu não bancar a viagem transatlântica até os EUA.

O lado positivo da Olimpíada de Saint Louis ficou por conta da estreia do continente africano na competição, representado por atletas sul-africanos que estavam de passagem pela Feira Mundial. E, pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, os vencedores foram premiados com medalhas de ouro, os vice-campeões levaram a prata e os terceiros colocados, o bronze.

Domínio norte-americano

Com poucos países, o número de atletas caiu quase pela metade em relação aos Jogos Olímpicos de Paris-1900. Apenas 651 participaram da Olimpíada de Saint Louis-1904, contra os 997 de Paris. Os Estados Unidos tinham a maior delegação, com 75% dos atletas participantes.

Nessas condições, os norte-americanos dominaram a competição, ficando com 85% das medalhas em disputa (recorde até hoje). Das 91 provas dos Jogos de Saint Louis, somente 42 incluíram atletas que não eram dos Estados Unidos (51 do Canadá e 105 dos outros países).

Para tentar atrair um público maior, os organizadores decidiram também realizar paralelamente os Jogos Antropológicos, uma grotesca competição de tribos indígenas que incluía os pigmeus da África, os índios cocopas do México, os moros das Filipinas e os pehuenches da Patagônia, entre outros. O triste exemplo de racismo acabou banido da Olimpíada.

A falta de organização dos Estados Unidos ficou evidente na maratona. Dos 32 corredores que se inscreveram, representando cinco países, apenas 14 conseguiram completar a prova. O percurso incluía sete morros e transitava por ruas de terra. Não bastasse o brutal percurso, a prova ainda foi disputada à tarde, com temperatura de 32 graus.

Esportes olimpicos


• Atletismo
• Badminton
• Basquetebol
• Boxe
• Canoagem
• Ciclismo
• Esgrima
• Futebol
• Ginástica artística, rítmica e Trampolim
• Handebol
• Halterofilismo
• Hipismo
• Hóquei na grama
• Judô
• Luta (livre e greco-romana)
• Natação
• Nado Sincronizado
• Saltos Ornamentais
• Pólo Aquático
• Pentatlo Moderno
• Remo
• Taekwondo
• Tiro
• Tiro com arco
• Tênis
• Tênis de Mesa
• Triatlo
• Vela
• Voleibol e Vôlei de Praia
• Rugby sevens(a partir de 2016)
• Golfe(a partir de 2016)
Ir para o topo Ir para baixo
 
Olimpiadas
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
The School :: Matérias :: Educação Física-
Ir para: